ARRAIAL D’AJUDA E NOSSAS DICAS DA REGIÃO


Dicas Arraial d’Ajuda


Arraial d’Ajuda tem um encantamento que arrebanha turistas do mundo todo, que não raramente vem passar suas férias aqui e se encantam tanto a ponto de dizer: “tô voltando pra morar”! Seja pra passear, seja pra morar, seja a trabalho, estamos de braços abertos para recebê-lo! Veja alguns dos motivos

Praia do Araçaípe – A praia de Araçaípe está a 2,5km da balsa – são várias cabanas de praia, super animadas, Corujão ou Sting (final de tarde é melhor ainda porque tem sempre alguma atração musical ao vivo nos fins de tarde).

Praia dos Pescadores - Barraca do Nel – o almoço lá é maravilhoso, principalmente o arroz de polvo e a comida baiana nativa - freqüentada mais por moradores, a praia na maré baixa é linda!

Praia do Parracho/Pitinga - Cabana Uiki – hoje em dia é o point da galera, sempre tem algum evento, música ao vivo, comidas de todos os tipos, quadra de areia, festas temáticas vez .. ou Cabana Grande, que fica ao lado do Uiki. Cabana Grande tem mais famílias, a estrutura é ótima e também o atendimento.

Na Praia da Pitinga, se você estaciona lá e vai caminhando pela praia á direita, chegará ao riozinho da Pitinga. É uma delícia ficar lá de bobeira...dá pra ir caminhando pra lá também partindo do Uiki ou Cabana Grande, mas para curtir recomendamos ir cedinho pois o sol é quente e tem pouca sombra, mas o visual é maravilhoso. Ainda na Pitinga você pode se aventurar e saltar de parapente, o passeio te leva em uma viagem até Trancoso e volta voando, um passeio imperdível!

Praia do Mucugê – a praia do centro da cidade, fácil acesso a pé desde o centro, só se prepare para subir a ladeira na volta! Maré baixa é muito linda e os corais formam piscinas azuis e verdes. Por lá temos a Cabana Pé Roxo Praia que fica mais recuada e o La Plage, com suas barracas brancas.

Fim de tarde no Café da Santa – lindo café na praça da Igreja, excelente para fazer um lanche ou almoçar ou se deliciar com os docinhos e quitutes.

Você que gosta de acarajé e baianidades pode procurar o Acarajé da Marquesa, próximo à delegacia do centro, é super levinho e saboroso ou as várias barraquinhas de tapiocas e outras iguarias na Pracinha dos Hippies. Tem food truck, quiosque de batidas... opções não faltam!

À noite o point é a Rua Mucugê, vários bares, lojas e restaurantes... muita música e diversidade. Para comer, excelente opção é o Dolce & Salato - restaurante italiano, mas recomendamos fazer a sua reserva; tem ostras frescas, vieiras, excelente cardápio também de carnes especiais, tudo lá é recomendável! Restaurante Manguti - bem tradicional, comida caseira, muito gostoso, experimente o Filé à Manguti com gnochi. Armazém da Praça (fica na Praça Caminho do Mar, sempre tem música ao vivo à noite, muita gente, ótimo ambiente e chopp gelado). E na beleza e tranquilidade da Praça da Igreja jantar no Restaurante Egadi, com uma seleção de entradas e pratos deliciosos e uma carta de vinhos das mais completas do vilarejo. O Beco das Cores é uma galeria com restaurantes, música e barzinhos, parada obrigatória para aquela tradicional foto na entrada... ótimo para curtir a noite!

Escondidinho na estrada da balsa, o Bistrô Oliveira, tem excelente opções e o menu especial de lagosta é dos deuses! Longe da agitação, excelente cardápio e carta de vinhos. Sugerimos reservar também com antecedência em época de alta temporada.

Para tomar um chopp e ver o movimento, o Xaxá Grill é ótima opção, sempre com música ao vivo. Ou talvez uma Pizza na Pizzaria do Rapha.

Almoço ou jantar - excelente opção é o Restaurante Paulinho Pescador (o mais antigo e tradicional), atenção ao strogonoff de camarão que é nota 10! São “Pfs” super tradicionais, restaurante familiar, atende dia e noite no verão, cervejinha sempre no ponto!

O Baêa Café – uma nova opção de restaurante para pratos deliciosos ou mesmo para um lanchinho da tarde. Fica na charmosa Rua Nova...vale a pena sentar lá e observar o movimento da cidade!

Restaurante Dom Fabrizio - recomendamos também uma gastronomia sofisticada... Dom Fabrizio, um italiano bem conhecido em meio aos chefes de cozinha do Brasil apresenta sua “cozinha sem fronteiras”. Nessas características também temos o Restaurante Aipim, com sua estrutura diferente e saborosos pratos.

Night - Morocha Club... para comer ou se divertir, é a balada da noite de todos os dias. Tem shows diariamente, começando as 23h, rock, pop rock e até um diazinho para o sertanejo... vai até o dia amanhecer!

Pizzas, sushis, músicas, artistas de rua, hippies, nativos, decorações, artes... e muita gente bacana sempre!!!

Tem também o “meio do caminho” entre Arraial d’Ajuda e Trancoso pela estrada de terra!

Praia do Taípe - praia maravilhosa!!! A barraca tem estrutura para bebidas e petiscos. Ir para o riozinho do Taípe que fica ao lado é garantia de satisfação, mas recomendamos que leve um guarda-sol para passar o dia e poder ter uma sombrinha para se proteger!

Rio da Barra – Praia particular com estrutura de pousada e restaurante de praia, é aberta ao público mediante pagamento de consumação. Vale à pena tanto pela estrutura quanto pelas belezas naturais do rio, mangue ou da praia.


Dicas Trancoso

Trancoso é sempre um lugar com aquele arzinho bucólico e ...maravilhoso! Curtir praia durante o dia e no fim de tarde o pôr do sol no Quadrado é garantia de encantamento!

Praia dos Nativos - Cabana Fly Club - é a mais descolada e badalada. Zé Barbudo e Evane fica ao lado, com uma cervejinha gelada; Dá para alugar caiaques e SUP no riozinho ao lado do Fly Club, ou dar um rolé pelo riozinho que corta o mangue, é bacana, não é um longo caminho. As vezes a Pousada Bahia Bonita abre a cabana de praia para quem não é hóspede e recebe visitantes de Day Use, vale a pena.

Praia dos Coqueiros - Cabana Silvana & Cia, a comida é muito boa, mas é bom ir cedo pois o sol rapidamente se esconde por ali. Cafe de La Musique tem música boa com DJs ou alguns shows ao vivo, pufs, lounges e muito charme!

Curtir aquele fim de tarde no Quadrado de Trancoso, no centro da cidade, admirando a Igreja Histórica e a vista mar... ver o pôr do sol lá é se recarregar!

No Quadrado também para curtir aquele jantar é maravilhoso! O preferido é o El Gordo, pousada com restaurante português aberto ao público. Uma culinária divina...experimente o bacalhau!

Se der uma fominha de leve a tarde, vá ao Quadrado, logo na entrada e não deixe de comer na Tapioca da Elma, uma barraquinha simples que tem uma tapioca maravilhosa chamada Pato e Dani. É perfeita!!!

Lá no Quadrado sempre rola um som ao vivo e não é novidade encontrar Elba Ramalho e outros mais dando uma canja em algum restaurante. Um forrozinho também sempre tem por lá...

Ainda no Quadrado tem o Restaurante Rabanete, por kg, muito gostoso!


Dicas Caraíva

Aí chegou o paraíso...relaxe e aproveite! Mas vale ressaltar que a vila fica na areia fofa, então o exercício é constante. É um charme em cada piscada! Maravilhoso passar a manhã na praia ou na barra do rio e o fim de tarde no riozinho com o por do sol mais lindo do Sul da Bahia! Normalmente deixa-se o carro de um lado do rio e atravessa-se de canoa. A vila é rústica e cuida da natureza e todos seus cantinhos com muito carinho. A sustentabilidade é a alma dos que alí vivem, então, desapegue-se de celular, plásticos e vidros e viva a natureza em sua melhor essência

Na praia o restaurante da Pousada Casa da Praia, que se chama Bar da Praia, tem uma piscina fantástica! Se não estiver hospedado lá, tem a opção de pagar à parte para utilizar a piscina. As comidas são excelentes, drinks... outra opção de barzinho de praia é o Côco Brasil que fica ao lado. Já no rio tem várias cabaninhas, qualquer uma serve para tomar uma cervejinha, nadar no rio, andar de stand up paddl, ler um livro... amamos esse lugar!!!

Para almoçar ou fim de tarde a opção garantida é o Boteco do Pará. Cerveja mega gelada, ótimo atendimento! Não deixe por nada de comer o pastel de arraia (ou arraia com queijo), coloca uma super pimenta que eles tem e se não gostar eu pago o pastel de vocês kkkkkkk...

À noite em Caraíva, para comer, tem várias opções na beira do rio. Gosto do sanduíche do Lá no Dom (o Frango Especial ou De salmão são ótimos), todos vem com uma pasta de berinjela de comer rezando! Tem o restaurante da Pousada Lagoa que também tem uma comida saborosa.

E logo na entradinha de Caraíva temos o Beco da Lua, bem bacana pra ouvir música e tomar umas, são várias opções de delícias e música ao vivo a noite.

Normalmente aos fins de semana tem forró, seja no Beco da Lua ou no Forró do Pelé, é bem legal, muitos nativos e turistas, dá pra se divertir bem e voltar com as pernas cansadas!

Se for passar vários dias em Caraíva, aproveite um deles e vá à Praia do Espelho! Mas se programe através da Tábua de Marés, pois a praia é perfeita na maré baixa. E não deixe de comer o Sushi da Mel.

Se estiver de bobeira um dia, vá à Santo André, distrito de Santa Cruz Cabrália! Fica do lado de Porto Seguro, após Cabrália, atravessa-se de balsa... vá à Praia do Guaiú na Barraca Maria Nilza, muito boa! E também almoçar ou jantar no Gaivota no centro de Santo André.


Distâncias

Balsa: 3,5km Porto Seguro: 5km

Trancoso pelo asfalto: 37km

Trancoso pela estrada de terra: 18km

Praia do Espelho: 51km

Caraíva: 63km

Coroa Vermelha: 20km

Santo André: 42km

Belmonte: 81km

Eunápolis: 71km



Dicas das dicas

Seja como for, em qualquer dos distritos, uma dica valiosa é levar dinheiro em espécie. Principalmente no verão sofremos com questões de falta de dinheiro nos caixas eletrônicos. Arraial tem apenas como agência o Banco do Brasil. Temos caixa eletrônico da CEF, do Banco Bradesco e Caixas 24h que ficam na Praça Caminho do Mar, mas nenhum deles com a função “depósito”.

Em Porto Seguro tem Banco do Brasil, Itaú, Bradesco e Caixa Econômica, lá é tranquilo... Caraíva não tem caixas, aceitam cartões em sua maioria, mas leve dinheiro em espécie. Lá praticamente não pega sinal de celular, então é apostar no Wi-Fi dos estabelecimentos e pousadas.

A nossa região é riquíssima em belezas naturais e possui diversas praias e locais para passeios. Nós, do Casas Arraial d’Ajuda, pensando em ajudá-los a organizar suas férias incríveis, enviamos uma lista com todos os passeios da região e apresentamos nossa parceria com a Arraial Trip Tour, agência super recomendada para atender nossos clientes com carinho e profissionalismo. Segue o folder da agência com os passeios e valores.


TELEFONES ÚTEIS

Aeroporto de Porto Seguro – (73) 3288-1880

Balsa Rio Buranhém – (73) 32882516

Balsa Rio Nave – (73) 3288-1799

Bombeiros: 193 ou (73) 3288-3610

Central de Moto Taxi - (73) 3575-3886

Central de Táxi - (73) 3575-1217

Correios – (73) 3575-1841

Dênis Taxi – (73) 99993-3240

Embasa – (73) 3575-1665

Delegacia do Turista – (73) 3288-1037

Polícia Militar Arraial d’Ajuda – 190 ou (73) 3575-3506

Rodoviária – (73) 3288-1902


Farmácias, Hospitais e Emergências

Farmácia Mucugê – (73) 98861-6335

Farmácia Nativa – (73) 3575-3834

UPA (Unidade de Pronto atendimento – Saúde) - (73) 3575-3191


Bares e restaurantes

Bistrô Oliveira – (73) 3575-1115

Boiteko – (73) 99156-5995

Dolce e Salato – (73) 98834-7913

Manguti – (73) 3575-2270

Morocha Club – (73) 3575-2611

Restaurante Aipim – (73) 3575-3222

Restaurante Portinha – (73) 3575-1882

Xaxá Grill e Choperia – (73) 3575-1460


Cabanas de Praia

Barraca de Praia Cabana Grande – (73) 3575-3044

Barraca de Praia Sting – (73) 3575-1027


Comércio em geral

Arraial Trip Tur Recetivos e Passeios – (73) 3575-2805

Ioiô Rent a Car – (73) 3575-3096

Locadora A&A – (73) 3575-2049

Locadora de carros do Robertinho – (73) 3575-1693 / 99985-5282

Supermercado Cambuí - (73) 3268-8550


Delivery

Esfiha e Cia – (73) 3575-2540

Pizza do Rapha – (73) 3575-1790

Pizzaria Arraial - 3575-3030

Pizzaria Paolo - (73) 98801-6454

Sanduicheria Rangão - (73) 3575-1399

Restaurante e Pizzaria Chapa Quente - (73) 3575-3241

Pizzaria Caminho da Praia – (73) 2575-2465


Desejamos que tenham férias maravilhosas, que curtam o Paraíso e que contem com nossa equipe e parceiros para ajudá-los a desfrutar momentos incríveis!


Com um empolgado “até breve” te aguardamos!!!

Equipe Casas Arraial d’Ajuda


Flávia Lara : (73) 99118-9170

Fabiana Guimarães (73) 99123-3730